SEMANA TEOLÓGICA DA FAECAD RECEBE “A CIDADANIA RELIGIOSA NUM ESTADO LAICO”

A Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus no Brasil (FAECAD) sob a direção geral do Prof. Pr. Isael Araújo, realizou a Semana Teológica, destacando-se que o Curso de Teologia é coordenado pelo Prof. Pr. Esdras Bento, onde foram compartilhados temáticas contemporâneas por integrantes do Corpo Docente, numa proposição de excelência na pesquisa e produção cientifica pelos alunos, que tem sido incentivados a atuarem em prol da busca do conhecimento multifacetado, lastrado em sólida bibliografia, que, sobretudo, fundamente os trabalhos acadêmicos numa teologia cristã, direcionada para a vivência da Igreja e sua membresia neste tempo da pós-modernidade.

Num dos dias da Semana Teológica da FAECAD foi recebido pelo Corpo Discente, sendo compartilhada a Obra Coletiva: “A Cidadania Religiosa num Estado Laico: O Exercício da Fé e a Separação Igreja-Estado” pelo Prof. Gilberto Garcia, que é mestre em direito, o qual teve a oportunidade de apresentar o conteúdo do livro, comentando sinteticamente alguns de seus artigos, bem como, compartilhando algumas situações práticas do dia a dia envolvendo o exercício da fé no país, e, consequentemente a importância da participação dos alunos no diálogo inter-religioso com grupos espirituais diferenciados, numa proposição de respeito a diversidade religiosa brasileira.

Esta Obra Coletiva foi lançada no seminário A cidadania religiosa num Estado laico, contando com a presença da presidente do Instituto de Advogados Brasileiros – IAB, Dra. Rita Cortez, o qual foi promovido pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, liderada pelo Dr. Gilberto Garcia, que também contou presença do Dr. Aurélio Wander Bastos, diretor cultural do IAB; dos presidentes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ, Dra. Guiomar Mairovitch; do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Rio de Janeiro, Babalorixá Márcio de Jagum, e da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Dra. Damaris Moura Kuo, palestrante; quando foi lançada a Obra Coletiva, fruto do Congresso de Direito e Liberdade Religiosa do IAB, editada em parceria entre a Comissão e a Biblioteca Daniel Aarão Reis.

O Livro A cidadania religiosa num Estado laico: a separação Igreja-Estado e o exercí¬cio da fé é apresentado pelo ex-presidente do IAB Dr. Técio Lins e SILVA, e prefaciado pelo Dr. Aurélio Wander BASTOS, sendo integrado pelos artigos com seus respectivos autores: Estado Laico x Liberdade Religiosa – Carlos Roberto SCHLESINGER; A Liberdade Religiosa é um Direito Humano Universal – Fábio Ferreira NASCIMENTO; Liberdade Religiosa – Um Direito de Todos – Gilberto GARCIA; O Advogado, a Liberdade Religiosa e a Política – João Theotonio Mendes de ALMEIDA JR; Considerações sobre Laicidade e Liberdade Religiosa – Joycemar Lima TEJO; Diálogos sobre Coexistência, Tolerância e Jurisprudência no Islam Contemporâneo – Karina Arroyo Cruz Gomes de MENESES.

E, ainda, Ser Cristão e Usar a Razão no Estado Laico: Tensões e Contribuições numa Sociedade Pluralista – Luiz Claudio GONÇALVES JR; Ensino Religioso ou Estado Laico: Eis a questão! – Manoel Messias PEIXINHO; A Laicidade do Estado Brasileiro e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal quanto ao Ensino Confessional nas Escolas Públicas – Christtiani Pereira do VALLE e Manoela Assunção Santos FIGUEIRA; Acomodação como forma de Limitação às Liberdades Religiosas – Myrna Alves BRITTO; As Origens Teológicas da Laicidade – Priscilla Regina da SILVA; e, O Racismo Estrutural Institucionalizado e o Preconceito Religioso no Estado Laico – Sarita Vianna do SANTOS. Esta Obra Coletiva é mais uma contribuição do IAB para diversidade religiosa no país, propugnando uma convivência pacífica entre os brasileiros.

Fonte: O Direito Nosso de Cada Dia©