Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até os nossos dias graças à atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa. Relembrar esta prática foi a forma encontrada pela SBB para comemorar seus 60 anos de existência, em 10 de junho, com o lançamento do projeto Bíblia Manuscrita.
A iniciativa foi apresentada no dia 24 de março, na Academia Brasileira de Letras(ABL), no Rio de Janeiro, num evento que reuniu cerca de 150 pessoas. Ali foi montado um scriptorium – como eram conhecidos os recintos onde os copistas atuavam no período medieval – onde os convidados iniciaram a cópia de um exemplar da Bíblia Sagrada.
[…] O advogado Gilberto Garcia foi o primeiro a contribuir para a Bíblia Manuscrita, transcrevendo à mão a primeira passagem das Escrituras. Gênesis 1.1. “Estou muito feliz. Foi emocionante estar envolvido em um projeto tão maravilhoso e historicamente importante”, declarou. Além dele, outras 120 pessoas participaram da transcrição do texto bíblico, extraídos de Gênesis e 1João, no Scriptorium Premiére montado especialmente para o evento.
[…] O projeto Bíblia Manuscrita prevê a instalação de um scriptorium em várias cidades do país, com a expectativa de transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro. “Uma dessas Bíblias Manuscritas nacionais será doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a outra ficará no Museu da Bíblia, em Baurueri (SP)”, revela (o Pr.) Eude Martins.” […].
Edição: Abril a Junho de 2008 – Nº: 219 – Ano: 60