Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte realizou o “Simpósio Jurídico-Eclesiástico Potiguar” como parte das comemorações dos seus 90 anos de existência.
Participaram do evento cerca de 250 líderes – entre os quais, pastores, evangelistas, presbíteros e diáconos, bem como, alguns advogados e contadores, advindos de diversas regiões do Estado do Rio Grande do Norte, sendo a maioria integrante do Ministério da Assembléia de Deus de Natal.
Também foi registrada a presença de membros da Igreja Assembléia de Deus de outros estados, como São Paulo e, ainda, do Pr. Linaldo Guerra, Diretor Executivo da Convenção Batista do Estado da Paraíba.
O encontro foi realizado no dia 15 de novembro último. O colunista do Jornal Novas, Dr. Gilberto Garcia participou do encontro, como expositor do tema: “Cuidados Legais na Exclusão dos Membros” e ainda, apresentando as situações ocorridas em todo o país, que já tem penalizado cidadãos brasileiros, religiosos em geral, e evangélicos em particular, e as preocupações alusivas aos riscos da aprovação do Projeto de lei 122/2006.
Este Projeto se encontra no Senado da República e, a pretexto de combater o racismo, acaba cerceando o livre direito de expressão e limitando a ampla liberdade religiosa, que são direitos garantidos na constituição brasileira.
Cabe ressaltar que, após a exposição de ambos os temas, houve oportunidade para as perguntas dos presentes. Um dos destaques do encontro foi o painel sobre as Implicações Jurídicas no Exercício da Fé, realizado em dois momentos e que contou com a participação do Pr. Dr. Antonio Carlos Lorenzetti, Promotor de Justiça e Vice-Presidente da Comissão Eleitoral da CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e do Presbítero Dr. Reynaldo Soares, Juiz de Direito em Natal, RN, quando foram respondidas, de forma sintética, diversas perguntas sobre temas que tem preocupado os obreiros da Igreja Assembléia de Deus e os evangélicos no Brasil.
Fonte: Jornal Novas
Edição: Janeiro de 2009